Cadastre-se e fique sempre melhor informado

Notícias

24/12/2017 Programa vacinou mais de 400 bezerras em quase duzentas visitas técnicas

Segue à toda a agenda de visitas aos pequenos produtores que se enquadram no perfil do “Programa Leite Mais Saudável”, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ao qual a CASMIL está se capacitando. Ainda que a parte burocrática tenha alguma pendência, o veterinário Gustavo Garrido, juntamente com Carlos José Alves, o Garça, do programa de Núcleos Rurais, continuam com o atendimento que inclui desde vacinação de bezerras, avaliação reprodutiva, a orientações sobre manejo do rebanho. O objetivo é que pequenos produtores consigam produzir leite de qualidade, dentro dos parâmetros exigidos pelo MAPA.

Desde que começou, em abril deste ano, foram feitas 194 visitas, propriedades de 7 municípios: Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Guapé, Ilicínea, Itaú de Minas, Passos e São José da Barra. Algumas propriedades foram visitadas mais de uma vez, para acompanhamento.

Uma das ações realizadas foi a vacinação de bezerras contra a brucelose. No município do Carmo, onde ocorreram 109 visitas, foram vacinadas 234 bezerras. Em Passos, em 24 visitas foram vacinadas 80. Em Itaú de Minas, em 16 visitas, 39 bezerras vacinadas. Em Guapé, foram realizadas 26 visitas com 15 bezerras vacinadas. Em Bom Jesus da Penha, 27 bezerras vacinadas em 12 visitas. Em São José da Barra, foram 18 vacinações, em 6 visitas. Em Ilicínea, foi feita apenas uma visita técnica.

O destaque de Carmo do Rio Claro se deve tanto pelo fato de possuir mais cooperados fornecedores dentro do perfil do programa quanto pela realização de dois cursos, um de Criação de Bezerras e outro de Inseminação Artificial.

Outra atividade que merece destaque foi a de verificação de prenhez, muitas vezes de vários animais em uma mesma fazenda. Em uma propriedade de Guapé, chegou a ser feita em 60 vacas.

Presente no campo, na cidade, na vida do produtor.
Casmil, juntos somos mais fortes!