Cadastre-se e fique sempre melhor informado

Notícias

24/12/2017 Estabilidade no quadro de cooperados fornecedores reflete confiança

Que foi um ano ruim para o setor leite, não há dúvidas. A política predatória do Governo Federal contra o produtor de leite brasileiro, favorecendo a indústria paulista representada pela FIESP e os interesses do Governo do Uruguai, no Mercosul, tirou um grande número de produtores desse setor.

            Mas dentro desse cenário, um ponto positivo para os micro e pequenos produtores de nossa região foi a estabilidade que a CASMIL conseguiu manter, apesar de toda a variação do mercado.

            Uma análise dos números mostra que de janeiro de 2017, quando tinha 470 cooperados fornecedores de leite, para novembro, com 502, a variação foi positiva (6,8%). A queda verificada, quanto ao número de fornecedores, de janeiro a março, representa uma variação de menos de 3,5%. A partir de junho, houve uma reação do crescimento do número de fornecedores e do volume captado, promovendo um leve crescimento, mês a mês.

            Isso pode significar que, ao contrário de outros anos, quando era comum a saída de grande número de produtores de um sistema para outro, provocando violenta variação no gráfico de número de fornecedores e, também, de volume captado, a CASMIL passou a significar um ‘porto seguro’ para o pequeno produtor, que além de não ver vantagens na concorrência pode ter levado em conta outros benefícios – como assistência técnica, crédito na conta-leite etc – que o ajudam a equilibrar suas contas na propriedade.

            Essa estabilidade no número de fornecedores é importante, pois contribui para a segurança dos compromissos assumidos pela cooperativa, evitando grandes variações no volume de leite captado, que ficou em 122 mil litros/dia, em 2017, para a média de 487 cooperados fornecedores. A variação do volume captado também foi positiva, cerca de 16,5% a mais, de novembro em relação a janeiro.

            

Presente no campo, na cidade, na vida do produtor.
Casmil, juntos somos mais fortes!