Cadastre-se e fique sempre melhor informado

Meio ambiente

A indústria de laticínios representa uma atividade de grande importância na economia nacional, somos o sétimo maior produtor do mundo, tendo a liderança o estado de Minas Gerais. Em contra partida, o consumo de água gasta no processo de higienização nas agroindústrias representam cerca de 80% da água total consumida. Sendo que o volume de efluente gerado varia de acordo com cada processo e produto a ser produzido, tais como; as operações de limpeza de silos, tanques, pasteurizadores, homogeneizadores, tubulações, etc. Esses efluentes se lançados "in natura" nos cursos d`agua provocam resultados desastrosos para o meio ambiente, devido à enorme quantidade de matéria orgânica.

A legislação brasileira junto âs leis estaduais define a responsabilidade pelo tratamento do efluente gerado e também os padrões de qualidade das águas onde os efluentes tratados devem ser lançados.

O caminho da Água

Toda água a ser tratada é coletada em um recipiente central por tubos de esgoto provenientes de toda area de produção.

Após coletada a mesma é direcionada a outros recipientes através de uma bomba para que seja corrigido seu PH. Em seguida a água é direcionada para um tanque através de uma bomba para retirada de gorduras. A partir deste ponto começa ser feito o tratamento da água adcionando os produtos cloreto e cal hidratado com sua dosagem necessária. Feito a mistura dos produtos a água é conduzida por meio de gravidade para o tanque de decantação 06. Após sua decantação a água é direcionada por meio de gravidade para as caixas de areia para a limpeza final, pronta para ser direcionada a rede de esgoto. Todo lodo que permanece no fundo do tanque de decantação é direcionado ao filtro prensa através de uma bomba de alta de pressão para que seja retirada a água existente no mesmo.

Assim o lodo será direcionado para um depósito de resíduos em recipientes fechados e sendo assim enviados para empresa autorizada para a coleta. Com este processo estamos conseguindo lançar para o meio ambiente a água já tratada com capacidade de até 85% á 90% de pureza. O volume atual de água tratada hoje é aproximadamente de 120 mil litros dia.

Presente no campo, na cidade, na vida do produtor.
Casmil, juntos somos mais fortes!